ESTRATÉGIAS DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS DA EMPRESA

Empresas e empresários frequentemente se veem em um caminho sem volta, afundados em dívidas, pois não souberam identificar a real situação financeira da empresa. Portanto, é imprescindível que se esteja sempre atendo à saúde financeira da empresa, ainda mais nos tempos atuais de pandemia, crise financeira de proporções globais.

Faz-se necessária uma atenção ainda maior, se exigindo um bom senso para enxergar se há dívidas contraídas pela empresa que precisam ser renegociadas. Para isso o empresário precisa tomar algumas decisões que serão fundamentais para o sucesso das renegociações das dívidas.

Primeiramente, é essencial uma organização de todas as dívidas, e identificar quais a empresa não terá condições de arcar no prazo inicialmente estipulado.

Superado esse primeiro estágio, agora é entrar em contato com os credores, tentando negociar uma taxa mais baixa de juros, um reparcelamento da dívida, de uma forma que seja possível a empresa pagar sem ter que agravar ainda mais a sua crise financeira. Em certos casos, pode-se ainda negociar uma suspensão das dívidas ou uma revisão contratual.

Em casos de dívidas com instituições financeiras, a portabilidade da dívida para outra instituição financeira com taxas de juros mais baixos, pode ser uma solução, havendo ainda a possibilidade da instituição credora oferecer uma redução dos juros para não perder o cliente.

Outra medida que pode ser tomada é a contratação de um Advogado especialista para a análise dos contratos,verificando se há alguma cláusula ou juros abusivos, ingressando assim com uma proposta de acordo ou até mesmo uma ação judicial visando a redução do valor da dívida.

Autor Dr. Tiago Alves

Notícias e Artigos

Fique por dentro das notícias e artigos da área do direito.